Image hosting by Photobucket

05 junho, 2005

Primeiras Leituras
Por irmão Paulo

copidescado por Fran Pacheco

Fran Pacheco garante que gostou. Pela primeira vez levou mais de cinco minutos a ler um jornal dominical local. Também, pudera, com tantos profissionais, preparando a primeira edição há tanto tempo, esse Correio tinha que sair direitinho.

Mas também não foi tanto assim, para um jornal que pretende ser "um coração pulsante no Brasil" e marcar, ou mudar, a história do jornalismo no Amazonas. Para alguém que comprou o diploma de segundo grau e formou-se nas Faculdades Nilton Lins, sabe-se lá a que preço, o agora tornado Diretor-Presidente, Ronaldo Tiradentes, foi longe demais. Com toda ambigüidade da expressão. O segredo dele, dizem as más linguas, é saber pôr, como ninguém, pasta na escova de dentes de um certo senhor.

Prosseguindo na farsa, o ex-ex-ex-governador Amazonino Mendes compõe o Conselho Editorial. Mas sua condição de proprietário foi revelada pela colunista Betsy Bell, em sua tentativa de explicar o que só é explicável pelo dinheiro: uma profissional de gabarito aceitando um convite para trabalhar e ser regiamente remunerada. Agora, daí a dizer que o homem "não morde" (metáfora), como a dizer que é bom sujeito, é escárnio. Primeiro de si, depois de nós. Trabalhe pra ele, mesmo que ele não preste, apenas pelo dinheiro e está tudo explicado.

Amazonino foi citado várias vezes, sempre como tri-governador. Apenas Orlando Farias, o mestre Ravengar do fuxico e da anti-notícia, que também bate ponto no novo diário citou o chefe como "ex-governador três vezes". Volitando por aí, já ouvi mais de um pensamento de que agora, assinando a coluna, o jornalista irá moderar sua pena. Quem viver, verá.

Evidentemente, tenho de reconhecer, há qualidade jornalística nessa primeira edição. O fato do jornal pertencer a Amazonino, mesmo que enredado na tradicional teia de testas-de-ferro, embora possibilite boas piadas, não chega a ser absurdo. Afinal, se gente como os Calderaro e os Garcia pode ter seu jornal, que dirá gente como Amazonino, certamente um exemplar evoluído da raça. Aguardemos.

Fran Pacheco, se achares que fui demais, corta.