Image hosting by Photobucket

17 junho, 2005

Carlos Henrique Gouveia de Mello
Por irmão Paulo

Image hosted by Photobucket.comEis que surge, após a queda de Dirceu, ao contrário do que o folclore petista buscou pregar, uma bela manhã de sol. Exatamente o que aconteceu quando da inoperância do conhecido líder comunista.

José Dirceu ou Carlos Henrique Gouveia de Mello é, sem dúvida, um ressentido. Ressentido do Brasil, do povo miserável que o deixou ser exilado, das pessoas, de si mesmo. Anos de vida dupla, um casamento profissionalmente urdido - com uma jovem que sequer sabia com quem estava casando - só podem produzir muito ressentimento e rancor.

Dirceu também é, certamente, fervoroso em seus ideais. Só alguém muito convicto e com certeza absoluta da excelência e correção (superioridade?) das idéias que defende é capaz de fazer o que Dirceu fez. Quem muda o nariz, muda o nome e se casa por fingimento é capaz de executar qualquer plano e de urdir qualquer estratégia, por mais escabrosa que possa parecer.

De certo ponto de vista, juvenil que seja, não deixa de ser admirável a entrega de um homem a uma causa que julga justa. Assim, Dirceu continua governo, pois a Causa é maior que o governo Lula e que o próprio PT. A certeza, entretanto, pode conduzir a uma conduta totalitária, onde os fins (axiomaticamente bons) justificam os meios. Foda é se os fins não forem assim tão bons e justos. Afinal, para citar outro homem que dedicou a vida a uma causa, Dr. Gouveia não é Gandhi.