Image hosting by Photobucket

29 maio, 2005

Uma peróla do jornalismo baré
Por Fran Pacheco

Eu ia ficar quieto por um bom tempo, alimentando-me apenas de luz e liberdade, mas tomei um susto com esta manchete publicada no jornal A Crítica de hoje:

“Serafim não abre mão de perder R$ 30 milhões”

Mas quê, já?, pensei ajustando o monóculo para ler melhor. Que bolada é essa que nosso lusitano prefeito faz questão de perder? Uma milionária aposta cavalheiresca? De que 30 milhões de merrecas ele desistiu?! Fui obrigado, com muito sacrifício, a sujar as mãos e ler a matéria.

Para meu espanto, Serafim na verdade não quer perder dinheirama alguma. Trata-se de uma pendenga judicial sobre o repasse de verbas que ameaça tirar os tais R$ 30 milhões do município. E o prefeito avisa que recorrerá para não perdê-los.

Eu estava diante de uma proeza jornalística: uma manchete que anuncia exatamente o oposto do que diz a matéria. Se alguém conhece, dentre os 30 milhões de blogues existentes, um dedicado a colecionar patacoadas desse quilate, avise-me. Ou abrirei uma secção dedicada a isso, "antes que um aventureiro o faça".