Image hosting by Photobucket

11 maio, 2005

A Queda do Ocidente numa janelinha de computador
Por Fran Pacheco

Image hosted by Photobucket.com
Gomer Pyle, de tão absorto no chat, não percebe o que lhe aprontam pela retaguarda.

Defendo a tese de que Tetris® foi desenvolvido (ou pelo menos popularizado) por ciber-anarquistas interessados em minar a capacidade produtiva do mundo capitalista. Segundo o cronograma dos sabotadores, um dia grandes executivos chegariam atrasados a reuniões cruciais, com olheiras cavas, sem conseguir falar coisa com coisa. Só com aquelas pedrinhas despencando em suas mentes. A queda dos bloquinhos era uma metáfora-prenúncio do colapso do Sistema. Tetris® aos poucos foi banido pelo instinto de sobrevivência do Leviatã. Para dar lugar ao Messenger®.

Como a Microsoft® pôde não só cair, como difundir graciosamente este novo plano dos incansáveis sabotadores da grande engrenagem capitalista? Estaria Bill Gates® mancomunado, seria ele próprio um anarquista, ainda que argentário? Afinal, que cadeia produtiva, que escritório pode funcionar a contento com os funcionários repartindo seus hemisférios cerebrais entre o trabalho e o bate-papo com quarenta "miguxos" online? Claro que isso não pode dar certo - e tome falhas, atraso, atendimento porco, relatórios mal feitos, com aflorações aki e akolah de expressões do medonho dialeto digitado da Rêde (assim, com acento à moda antiga - e viva a crase!).

Para os que têm fé na Ciência*, está provado (cientificamente) que responder regularmente ao e-mail faz o Q.I. (daqueles que o têm) cair pelas tabelas - mais do que dar um "tapinha" numa ganja de 5ª categoria. Imagine, entonces, o holocausto causado aos parcos neurônios de um escriturário mediano, que a cada 5 segundos interrompe o serviço para responder à Gitinh@17? E não pára por aí: além de tudo o mais, vicia. Não tem neurolinguística shiniashiquiana-lairriberiana, reengenharia, programa 5S, bushido, ISO 9000, PROER e "O Zahir" que salve a empresa das trevas e o MSN addict de terminar os dias babando numa fila de desempregados (todos babando - inclusive as atendentes no guichê).

Eu tomo minhas precauções**. Abomino toda e qualquer rotina digital. Chats, ICQs, orkuts, flogs, e-mails (blogues, só 10 minutos por dia). Empaquei na era do telex, mas não reclamo. Agradeço aos spammers por terem inutilizado minha caixa postal. Meu Q.I. remanescente foi salvo. Eis a explicação por eu responder aos simpáticos missivistas com dois meses de atraso. Quanto aos viciados em internet, um momento. Um momento. Vou responder à Gitinh@17 e já volto. Resistir, quem há de?

(*)Fé é a palavra adequada. O jeito é acreditar no Stephen Hawking, porque compreender a pleno as teorias da relatividade quântica, supercordas cósmicas e P-Branas de 11 dimensões é coisa para malucos cuja mente há muito se descolou do rés do chão.

(**) Os mandarins chineses também são precavidos. A China cresce 10% ao ano. A lei é clara: chinês não pode acessar internet. E só pode dar uma bimbada na vida.