Image hosting by Photobucket

24 maio, 2005

O novo Kane baré?
Por Fran Pacheco

"Rosebud", dirão todos os Kanes, estertorando, quando seus Diários Associados virarem pó, quando suas rotativas forem vendidas em hasta pública. Mas se Kane estava sozinho no leito de morte, como ficaram sabendo que ele disse "Rosebud"? O maior filme de todos os tempos, afinal, começa com um furo no roteiro? E tudo para descobrirmos que diabos é "Rosebud"? Explicação necessária: Kane é Hearst (pelo que Hearst ficou eternamente puto com Orson Welles). E "Rosebud" era como Hearst chamava, na intimidade, o sexo de sua amante. Mas... como diabos Welles ficou sabendo disso?

"Independente", "Imparcial", são letras garrafais em outdoors que anunciam para breve, com uma logomarca chinfrim, o novo "Correio Amazonense". Vai começar para valer a guerra pela desinformação dos leitores amazonenses. A verdade está com os dias contados.

Seu dono de fato, que todos os dias visita a redação em obras e dá tapinhas nas costas dos jornalistas que antes o pichavam de corrupto ("vamos ver se agora a gente pára de brigar, hein?") é ninguém menos que, rufem os tambores: o ex-governador Amazonino "Capiroto" Mendes. (O Garotinho daqui, só que muito mais rodado).

Capiroto Mendes investiu pesado no seu jornal "independente", "imparcial", mas sua iniciativa é natimorta. Não se faz jornal da noite para o dia. E o dia em questão é o da próxima eleição para o Governo. Até lá, o tal "Correio" não vai estar nem a meio caminho de ganhar a confiança da pequenina massa de leitores de Manaus (a tiragem de todos os jornais locais juntos não passa de 80 mil exemplares diários. E o mais vendido durante a semana, pasmem, é o "Diário" e não "A Crítica").

O jornal "imparcial", "independente" (essas aspas são obrigatórias) de Amazonino servirá apenas como diversão, como franco-atirador, como porta-voz do Negão, e espero que pague muito bem os profissionais da pena. É hora de os jornais elevarem o piso da categoria, antes que nossos pequenos Kanes barés (Amazonino, Batará, Don Garcia e Dona Calderaro) digam juntos em concordata: "Rosebuud".