Image hosting by Photobucket

29 março, 2005

Antologia da vaia (3)
Por Fran Pacheco

Image hosted by Photobucket.com


Onze de janeiro de 1985. Dia inaugural do primeiro Rock in Rio. As hordas de visigodos e ostrogodos que tomaram de assalto os gramados de Jacarepaguá à espera dos grãos-mestres do Iron Maiden e Whitesnake mal acreditaram em suas dilatadas pupilas. Um senhor meio careca, já no avançado dos anos, trajando um coletinho de couro repleto de tachinhas despontou no palco e martelou com toda pinta de bad-boy: “Preciso lembrar... que eu existo... eu existo, eu existo...”. Os hunos não entenderam nada e limitaram-se a ruminar o próprio vômito. Os mongóis começaram a ver aquilo como uma séria provocação a seus deuses ancestrais. “Hey mãe! Não sou mais menino...”, cantarolava, absorto diante de sua imaginária platéia de tietes do programa Jovem Guarda, o veterano Erasmo Carlos. Aquilo não tinha como dar certo.

Nota: horas antes, as caravanas de metaleiros foram submetidas, sadicamente, a um pré-show de Ney Matogrosso, que além de trocar de roupa em pleno palco, respondeu gentilmente aos apupos com um “vão se foder”. Em falsete. Aquilo despertou a cólera dos vikings.

Quando o Tremendão arrematou com “um dia gatinha manhosa eu prendo você / no meu coração...”, foi a gota de nitroglicerina na fúria secular dos bárbaros. A suposta profecia de Nostradamus, divulgada naquele verão, parecia estar prestes a se confirmar: “um grande encontro de jovens na América do Sul perto do final do século XX terminará com uma tragédia que causará a morte de milhares de pessoas.”

Felizmente, o vaticínio era pura invenção de bar e a hecatombe se limitou a uma descomunal vaia de 1 Megaton, com uma tempestade de pedregulhos e imprecações na língua das feras, que praticamente enxotaram o Tremendão da ribalta. O tio-avô do rock quase foi esfolado vivo naquela noite.

Os organizadores do evento não aprenderam nada, absolutamente nada, com o incidente. Na segunda edição do festival, em 91, lá estavam os devotos de Judas Priest, Guns n’ Roses, Megadeth, Queensryche, e Sepultura diante do pop-rock-experimental-cabeça de Lobão. Aquele festival ficou marcado menos pelas vaias e mais pelas gargalhadas de desprezo provocadas por atrações polichinelas, como Inimigos do Rei (com os hits “Adelaide, Minha Anã Paraguaia” e “Barata Kafka”, pfiu). O limítrofe Supla e o zumbi andrógino Serguei também deram o tom de freak show ao evento.

Mas o, digamos, choque de estéticas, ficou reservado ao Sr. Lobão, que resolveu estimular os metaleiros com a... bateria da Mangueira! O contra-ataque ideológico foi rápido e esmagador, com uma saraivada de latas cheias de urina e uma vaia animalesca, das maiores ouvidas desde a queda de Roma. Ao pop-roqueiro-cabeça só restou uma opção: mostrar o eloqüente dedo para a platéia ensandecida e refugiar-se no Tibete.

Quem não fugiu do confronto, na terceira edição do evento, em 2001 foi o baiano Carlinhos Brown. Jogado às feras, para abrir mais um show de rock pesado, Carlito Marrom despertou, com sua batucada, a total indiferença dos metaleiros. Não satisfeito com os rumos da coisa, o timbaleiro decidiu fazer sua performance no meio da platéia, o que de fato animou as bestas-feras – a trucidá-lo. Evocando a proteção dos deuses, Mr. Marrom avisou às latas que lhe eram atiradas “Podem atirar! Eu sou da paz! Nada me atinge!”. Atingia sim, e o genro mais famoso de Chico Buarque praticamente quebrou o recorde dos 100 metros rasos para escapar com as tranças inteiras daquele corredor polonês de latas e dejetos despejados pela horda descontrolada.

De volta ao palco, Carlitos - após checar que estava com todos os membros no lugar - seguiu sua apresentação e pediu para quem fosse “da paz” que levantasse a mão. A legião de Trolls levantou os dedos. “Não adianta gostar de nada quando se é ignorante.”, ponderou o tribalista, para concluir sugestivamente: “E o dedinho pode enfiar no traseiro!”

Definitivamente, nem as vaias nem os baianos são mais os mesmos.