Image hosting by Photobucket

05 fevereiro, 2005

Muito além de Davós
Por Stella Maris - especial para o Club

Todo ano é o mesmo roteiro antes do carnaval. Baile do Hawaii, Banda da BICA, Fórum Mundial dos manda-chuvas na gélida Montanha Mágica e outro na festiva Botocúndia, com a tchurma de camisinha do Che. Nosso folião-mor, o presidente etílico-viajante é o arroz de festa entre Davôs e Porto Alegre, fazendo sua especialidade: o jogo duplo à base de conversa fiada. Como o resultado prático desses encontros resume-se a "cartas de intenções" sempre extraviadas nel mezzo del camin, só resta um lugar para esquecer as mágoas da globalização: Marquês de Sapucaí.

Mas nem só de temas maçantes - como a nova inquietação social do Bono Vox - vive o pré-carnaval. Noutros quadrantes - antes que a folia comece - rola muita coisa interessante em eventos alternativos e descolados. Confira e agende sua próxima escala de turista militante:

Congresso de Pessoas Altamente Preocupadas com a Saúde
Hipocondríase é parola non grata neste fórum. Pergunte a qualquer um dos presentes, em meio a test-drives em UTI's móveis, degustação de antibióticos, sorteios de clisteres king-size, leituras dramatizadas de bulas, pré-vendas de novos comprimidos anti-morte-súbita e eleição do melhor lugar da cidade para se vomitar: "o senhor é hipocondríaco?"; Resposta: "Não, meu filho. Graças a Deus essa é a única doença que eu não tenho".

Confraternização Global dos Misantropos, Ermitões e Insociáveis Crônicos
Embora tenha tido os ingressos esgotados, ninguém apareceu. Fiasco só comparável ao do Congresso Internacional dos Procrastinadores de 1968, cujos participantes mais afoitos prometem finalmente ir no ano que vem - se tudo conspirar a favor.

Fórum Nacional dos Imitadores de Paulo Francis
Esta espécie em extinção desde a morte precoce do Irmão Paulo mantém acesas as chances de trabalho de qualquer imitador fuleiro como Tom Cavalcante e João Kléber. O que seria dessa raça sem um Maluf, Gil Gomes ou Sílvio Santos para arremedar?

Reunião Secreta dos Grandes Mestres do 171
Oportunidade única para os trouxas e otários que superpovoam o planeta aprenderem as mumunhas da alta malandragem. Ao som interminável da musiquinha do "Golpe de Mestre", workshops sobre toda variedade de expedientes com os safos e bambas. Milhares de curisosos compraram os ingressos pela Internet. E , que supresa - era tudo golpe.

Rodada Intercontinental de Estudos Irrelevantes
Discutir o sexo dos anjos é matéria levada muito a sério nestes acalorados debates sobre "Oceanografia Tibetana", "Urbanismo Cigano", "Geografia do Vaticano", "Posições Tântricas para Abstinentes", "Instituições Revolucionárias" e "Perlocutória da Escatotécnica". A távola-redonda mais aguardada será a polêmica "Se em Sodoma eles praticavam a sodomia, que diabos faziam em Gomorra?"

Bom entrudo para todos os que ficam no Bananão neste feriadão momesco. Eu vou para bem longe do furdunço, num pacato retiro em Tel-Aviv.