Por um mundo livre de clichês
Por Fran Pacheco
No mundo sem clichês, nenhuma estrela dormirá, acordará, tomará banho ou sairá de um maremoto deslumbrantemente penteada e maquilada.
As pessoas terão o direito de tossir ou sentir dor de cabeça, sem estarem condenadas, 20 capítulos depois, à tuberculose e ao câncer no célebro. Ninguém mais terá coragem, em sã consciência, de entrar num casarão abandonado, em ruínas e às escuras, por ter ouvido um gemido assustador vindo de lá. A ignição dos carros funcionará perfeitamente em momentos de fuga. A trilha sonora não te dirá mais: "fique com pena. Fique feliz. Sinta medo. Repetindo, sinta medo!"
Al Pacino nunca mais fará o papel do "cara experiente ensinando o novato promissor". Robert Redford largará para sempre o métier do "democrata íntegro" e Pierce Brosnam deixará de ser o "britânico cafajeste sofisticado" . A refilmagem de A Gaiola das Loucas contará com a dupla Robert de Niro, como Armand, e Vin Diesel como Zazá.
Se alguém acender um cigarro, ninguém lhe dirá "é melhor parar de se matar aos poucos". Bêbados, mancos, desajustados, mártires e freaks em geral não renderão mais, automaticamente, o Oscar para seus intérpretes. E os protagonistas nunca mais farão discursos pomposos e melodramáticos em público, na sequência final, para serem aplaudidos de pé pela multidão.
Beatriz Segall, no papel de lavadeira, comerá o pão que o diabo amassou na mão de seu rude e alcoólatra marido, o frentista Walmor Chagas. Odilon Wagner será o camelô que, com seus ditos populares, fará o alívio cômico ao drama operário das metalúrgicas do ABC Sílvia Bandeira, Sílvia Pfeiffer e Beth Lago.
Após resistir bravamente no sertão, Tônia Carrero e Sérgio Viotti deixarão o Cariri no último pau-de-arara. Irão morar com as filhas, a funkeira Maitê Proença e a sacoleria Marília Gabriela - em Tribobó, na Baixada. Uma assistente social zen, Renata Sorrah, tentará tirar do vício a desquilibrada Regina Duarte.Françoise Fourton será a criada explorada por sua esnobe patroa, a condessa Regina Casé. No High Society formado por José Dumont (Presidente do Rotary), Maria Gladys (ex Miss-Brasil, casada com o diplomata Roberto Bonfim) e Sebastião Vasconcelos (presidente da FIESP), só se comentará o casamento da herdeira Dira Paes com o mago da publicidade, Chico Dias.
Ana Paula Arósio deixará de ser uma mulher aquém do seu tempo e nunca mais fará papéis de época. Zé do Caixão será um pastor evangélico e Paulo César Pereio um pacato, monogâmico e polido pai de família, bebedor inverterado de grapete. Mila Moreira finalmente arranjará um marido. E Júlia Lemmertz jamais voltará a fazer par romântico com Alexandre Borges. Será admitido no máximo que façam swing com Cláudia Raia e Edson Celulari. Ou com Tarcísio & Glória.
E nenhuma das regras acima deverá ser seguida à risca. Do contrário, não passarão de um amontoado de clichês.
As pessoas terão o direito de tossir ou sentir dor de cabeça, sem estarem condenadas, 20 capítulos depois, à tuberculose e ao câncer no célebro. Ninguém mais terá coragem, em sã consciência, de entrar num casarão abandonado, em ruínas e às escuras, por ter ouvido um gemido assustador vindo de lá. A ignição dos carros funcionará perfeitamente em momentos de fuga. A trilha sonora não te dirá mais: "fique com pena. Fique feliz. Sinta medo. Repetindo, sinta medo!"
Al Pacino nunca mais fará o papel do "cara experiente ensinando o novato promissor". Robert Redford largará para sempre o métier do "democrata íntegro" e Pierce Brosnam deixará de ser o "britânico cafajeste sofisticado" . A refilmagem de A Gaiola das Loucas contará com a dupla Robert de Niro, como Armand, e Vin Diesel como Zazá.
Se alguém acender um cigarro, ninguém lhe dirá "é melhor parar de se matar aos poucos". Bêbados, mancos, desajustados, mártires e freaks em geral não renderão mais, automaticamente, o Oscar para seus intérpretes. E os protagonistas nunca mais farão discursos pomposos e melodramáticos em público, na sequência final, para serem aplaudidos de pé pela multidão.
Beatriz Segall, no papel de lavadeira, comerá o pão que o diabo amassou na mão de seu rude e alcoólatra marido, o frentista Walmor Chagas. Odilon Wagner será o camelô que, com seus ditos populares, fará o alívio cômico ao drama operário das metalúrgicas do ABC Sílvia Bandeira, Sílvia Pfeiffer e Beth Lago.
Após resistir bravamente no sertão, Tônia Carrero e Sérgio Viotti deixarão o Cariri no último pau-de-arara. Irão morar com as filhas, a funkeira Maitê Proença e a sacoleria Marília Gabriela - em Tribobó, na Baixada. Uma assistente social zen, Renata Sorrah, tentará tirar do vício a desquilibrada Regina Duarte.Françoise Fourton será a criada explorada por sua esnobe patroa, a condessa Regina Casé. No High Society formado por José Dumont (Presidente do Rotary), Maria Gladys (ex Miss-Brasil, casada com o diplomata Roberto Bonfim) e Sebastião Vasconcelos (presidente da FIESP), só se comentará o casamento da herdeira Dira Paes com o mago da publicidade, Chico Dias.
Ana Paula Arósio deixará de ser uma mulher aquém do seu tempo e nunca mais fará papéis de época. Zé do Caixão será um pastor evangélico e Paulo César Pereio um pacato, monogâmico e polido pai de família, bebedor inverterado de grapete. Mila Moreira finalmente arranjará um marido. E Júlia Lemmertz jamais voltará a fazer par romântico com Alexandre Borges. Será admitido no máximo que façam swing com Cláudia Raia e Edson Celulari. Ou com Tarcísio & Glória.
E nenhuma das regras acima deverá ser seguida à risca. Do contrário, não passarão de um amontoado de clichês.
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