Image hosting by Photobucket

16 janeiro, 2005

Por um mundo livre de clichês
Por Fran Pacheco

No mundo sem clichês, nenhuma estrela dormirá, acordará, tomará banho ou sairá de um maremoto deslumbrantemente penteada e maquilada.

As pessoas terão o direito de tossir ou sentir dor de cabeça, sem estarem condenadas, 20 capítulos depois, à tuberculose e ao câncer no célebro. Ninguém mais terá coragem, em sã consciência, de entrar num casarão abandonado, em ruínas e às escuras, por ter ouvido um gemido assustador vindo de lá. A ignição dos carros funcionará perfeitamente em momentos de fuga. A trilha sonora não te dirá mais: "fique com pena. Fique feliz. Sinta medo. Repetindo, sinta medo!"

Al Pacino nunca mais fará o papel do "cara experiente ensinando o novato promissor". Robert Redford largará para sempre o métier do "democrata íntegro" e Pierce Brosnam deixará de ser o "britânico cafajeste sofisticado" . A refilmagem de A Gaiola das Loucas contará com a dupla Robert de Niro, como Armand, e Vin Diesel como Zazá.

Se alguém acender um cigarro, ninguém lhe dirá "é melhor parar de se matar aos poucos". Bêbados, mancos, desajustados, mártires e freaks em geral não renderão mais, automaticamente, o Oscar para seus intérpretes. E os protagonistas nunca mais farão discursos pomposos e melodramáticos em público, na sequência final, para serem aplaudidos de pé pela multidão.

Beatriz Segall, no papel de lavadeira, comerá o pão que o diabo amassou na mão de seu rude e alcoólatra marido, o frentista Walmor Chagas. Odilon Wagner será o camelô que, com seus ditos populares, fará o alívio cômico ao drama operário das metalúrgicas do ABC Sílvia Bandeira, Sílvia Pfeiffer e Beth Lago.

Após resistir bravamente no sertão, Tônia Carrero e Sérgio Viotti deixarão o Cariri no último pau-de-arara. Irão morar com as filhas, a funkeira Maitê Proença e a sacoleria Marília Gabriela - em Tribobó, na Baixada. Uma assistente social zen, Renata Sorrah, tentará tirar do vício a desquilibrada Regina Duarte.Françoise Fourton será a criada explorada por sua esnobe patroa, a condessa Regina Casé. No High Society formado por José Dumont (Presidente do Rotary), Maria Gladys (ex Miss-Brasil, casada com o diplomata Roberto Bonfim) e Sebastião Vasconcelos (presidente da FIESP), só se comentará o casamento da herdeira Dira Paes com o mago da publicidade, Chico Dias.

Ana Paula Arósio deixará de ser uma mulher aquém do seu tempo e nunca mais fará papéis de época. Zé do Caixão será um pastor evangélico e Paulo César Pereio um pacato, monogâmico e polido pai de família, bebedor inverterado de grapete. Mila Moreira finalmente arranjará um marido. E Júlia Lemmertz jamais voltará a fazer par romântico com Alexandre Borges. Será admitido no máximo que façam swing com Cláudia Raia e Edson Celulari. Ou com Tarcísio & Glória.

E nenhuma das regras acima deverá ser seguida à risca. Do contrário, não passarão de um amontoado de clichês.