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02 dezembro, 2004

O Roberito é nosso!
Por Fran Pacheco

"And the Roberito goes to... Brazil! Brei-siuu!", anunciou nosso projeto de Cid Moreira, o Jazz-Man Humberto Amorim. Naquele instante, o Teatro centenário quase veio abaixo, tamanha a comoção. Sim, sim, a estatueta é nossa! Para sempre! Não há dúvida, não há desculpa, não há sofisma. Desde a Palma de Ouro, com O Pagador de Promessas, e do Urso de Prata de Central Station, o cinema tupiniquim não galgava tão alto grau de destaque em festivais internacionais. Amazônidas, fomos palco de um momento inominável. O Grand Prix do Júri multi-étnico, concedido ao filme Quase Dous Irmãos, de dona Lúcia Murat foi a marmelada, digo, o fecho de ouro, a apoteose que todo secretário da "Curtura" sempre sonhou para seu festival. Quando a diva La Torloni chamou à tribuna, em seguida, no calor da histórica conquista, "o Doutor Eduardo Braga, o grande idealizador deste festival" (script típico do Robério), a claque galvanizou-se, urrou, contorceu-se, gritou num brado retumbante: salve, salve! Xerimbabos se descabelaram e tietes ameaçaram se jogar dos camarotes. Sim: o Cadeirudo é Pop.

Dudu ficou tão pimpão com a mise-en-scene roteirizada e dirigida pelo genial Secretário, que talvez faça outro festival, só pra ser aplaudido gostoso de novo e jantar toda noite com celebridades. Quem sabe, no próximo alinhamento da Terra com Marte e Júpiter. Basta o Robério arranjar uma nova trupe de negocistas ucranianos, líbios, tchetchenos, o que for. Menos franceses. O cineasta J.R. Rodrigues, nosso autoproclamado bicho da goiaba verde da sétima arte, já deu seu ultimato: quer patrocínio público para suas produções. Márcio Souza considerou um "milagre" termos feito um festival deste porte, com míseros 4 milhões de merrecas. Normandy Litaiff acha que o cinema mundial precisa de mais dois anos para conseguir produzir novos filmes para um festival como o nosso. E Zé do Caixão se passou direitinho pelo Rubens Edwald Filho. Com a palavra, Mister Humbertow Amorim: "That's all, folks!"