Image hosting by Photobucket

09 novembro, 2004

Vossa Excrescência, o Dotô
Por Fran Pacheco

Agora, me informa São Stanislaw, tem prédio na Cidade Maravilhosa em que os funcionários e condôminos estão obrigados, por decisão judicial, a tratar um certo morador, que é juiz, não mais de "Seu Fulano", mas de "Doutor" ou de "Excelência". Isso é fato.

Eu, se vivo fosse, só acataria uma norma dessas com uma condição: que o referido juiz usasse toga (de preferência vermelha) e peruca cacheada e platinada o dia todo, inclusive na sauna e na churrasqueira do prédio. Aí, sim, a gente poderia conversar, uma cervejinha na mão: "Ô, Excelência, e o Fla-Flu, hein?" Não acredito em juiz sem peruca, à paisana (pero que los hay, los hay). Se quer ser tratado como Juiz, o sujeito que se dê ao respeito e ponha-se nos trajes devidos. Mas rapaz...

(Uma objeção de peso seria o calor dos trópicos, a inviabilzar o uso diuturno da toga. Mas para isso poderia ser criada a mini-toga, a 'toguita', terminando dois palmos acima do joelho. Aí o sujeito escolhe: ou depila as pernocas, a bem da estética pública, ou usa meias vermelhas até os joelhos, no melhor estilo highlander-bunda-mole. Um luxo só.)