Image hosting by Photobucket

03 novembro, 2004

Multidão invade cemitério caçando Fran Pacheco
Por Stella Maris - especial para o Club


Porretes contra porraloucas. Valeu de tudo para tirar uma lasca da lápide de Fran.


Manáos - O Cemitério São João Baptista viveu um dia de finados de cão nesta terça-feira. Uma multidão eclética, formada por credores, serafetes e amazonetes raivosos, agitadores de aluguel e fãs do roqueiro Jim Morrison tentou, sem sucesso, depredar a tumba de Fran Pacheco. Os ânimos só foram contidos pela tropa de choque da Federação Espírita, que aplicou um passe gratuito nos revoltados, para acalmá-los.

A aglomeração se formou logo de madrugada. A primeira vítima da histeria coletiva foi o vigia do cemitério, Seo Hemernegildo (sic), que tentou fazer um cordão de isolamento de um homem só e virou patê. A turba atravessou os centenários portões do cemitério e espalhou-se em busca de seu alvo. Sem saber a localização precisa do mausoléu dos Pachecos, as hordas depredaram, pelo caminho, dezenas de bustos bigodudos do período áureo da borracha. O abalado secretário da cultura Robério Braga , já debilitado com a derrota na eleição, entrou em estado de choque com a notícia.

Credores
Uma corrente de boatos espalhados na Internet foi a causa de toda a confusão. Mensagens circularam avisando que Fran Pacheco pagaria, com juros e correção, todas as dívidas de jogo e de contas penduradas em botequins, deixadas pelos Terríveis em 80 anos de existência terrena do Club. E não era pouca coisa, a julgar pela quantidade de mármore recolhida pela patuléia, na maioria descendentes dos supostos credores.

Serafetes e Amazonetes
Serafetes (seguidores fundamentalistas do prefeito eleito), membros da seita “Eu Odeio o Club dos Terríveis” resolveram tirar um sarro pessoalmente com o “suposto” anarquista. Já os seguidores do Negão, em número muito, mas muito menor depois da derrota, resumiam-se a três ou quatro gatos pingados, membros do recém lançado “Movemento Amazonino Forevis”, cujo grão-mestre intelectual é Bruno Babbaca. “Nós num sabi lê, mas disque é por causa que o Fram falô mau do Mestre Amazonino”, declarou uma adepta, que não soube dizer seu nome.


Porraloucas
A grande maioria de descontrolados, no entanto, era de fãs do finado roqueiro Jim Morrison. Um boato circulou pela Web afirmando que não só o túmulo do ex-líder do The Doors fora removido de Paris para Manáos, mas que Fran Pacheco era Jim Morrison. Para dirimir quaisquer dúvidas, Fran divulgou para a imprensa, após a sarrafascada, a seguinte foto com uma nota enfatizando: “Man, I’m not Jim, Man! Not Jim, Man! Gimme a break, Man!”. (No entanto, a viúva de Jim, o tecladista Ray Manzarek foi enfática: "Jim!")

Salvo pelo gongo e querendo manter a integridade de sua ossada, Fran já solicitou às autoridades a remoção de seu domicílio sepulcral para lugar incerto e não sabido.