Image hosting by Photobucket

15 outubro, 2004

E durma-se com um barulho destes 2
Por irmão Paulo

A origem da frase todos já conhecem, falemos, pois, do que nem todos sabem. Em ordem cronológica, as diversas faces de Serafim:

Nada a esconder - "O site de Serafim na Internet não mostra as “atividades profissionais” do elemento no período de 1965 (quando ele tinha 18 anos) a 1976 (quando ele entrou para a Receita Federal). É que nesse período ele era “araponga” do Serviço Nacional de Informação e fiel militante da Aliança Renovadora Nacional (Arena). Quantas pessoas ele “dedurou” para os militares, acusando-as de “subversivas”? O senador Fábio Lucena falava em 37 sindicalistas e 26 estudantes, mas o número deve ser bem maior."

Trabalhador - "Ele exerceu o cargo de vereador por oito anos (1988-1996), mas nunca teve um projeto de lei aprovado. Sua produção legislativa é pífia. Sequer produziu cópias dos seus discursos para a posteridade."

Defensor da zona Franca - "Em 1993, Serafim denunciou a Kia Motors de estar “maquiando” utilitários em Manaus, porque a empresa usava o sistema drawback, e entrou com um processo na Justiça Comum, atrasando em 10 anos a implantação da fábrica sul-coreana no Distrito Industrial. Desfeito o nó na Justiça, o projeto do utilitário Cross Lander foi aprovado na Suframa em 2002, com investimentos de US$ 30 milhões em três anos. Mas, por via das dúvidas, a nova fábrica da Hyundai, que comprou a Kia Motors, será construída na Bahia."

Oposicionista convicto - "Em 2000, quando não passou para a disputa do segundo turno pela prefeitura, Serafim lançou uma carta aberta ao povo de Manaus, distribuída à imprensa, onde dizia: "Na democracia é assim: ganhar ou perder faz parte do jogo. E Manaus preferiu duas outras candidaturas, o que pode ser comparado ao final de uma Copa do Mundo ou Olimpíada. Se o Brasil perde, ele não tem porque interferir no jogo dos que ganham e disputam a final". Aí liberou seus militantes para votarem em Alfredo Nascimento, candidato da situação, que acabou derrotando Eduardo Braga, o candidato das oposições."

Ah! Lembro também que Amazonino construiu uma mansão no Tarumã a um custo incompatível com sua renda (Nem pra pegar isso o Serafim serviu). Tem um castelo na Europa, seis quilômetros de litoral em São Paulo, é sócio do DB, da Rádio FM, de umas 5 construtoras, do Diário do Amazonas e do Estado do Amazonas, da Hermasa dentre outras ousadas atividades empresariais.