Image hosting by Photobucket

06 setembro, 2004

Recesso amplo, geral e irrestrito!
Por Fran Pacheco

Pobre de vós, viventes, cujo feriadão limita-se a quatro patrióticos dias de setembro. Se tivessem outrora sido agraciados com o voto dos cidadãos, estariam curtindo um mês de férias, ou "recesso branco", como os nossos utilíssimos vereadores se autoconcederam, até o dia 4 de outubro. Ora, direis, eles precisam cuidar da campanha. Eu digo: que cuidem. Que gastem todo o seu rico dinheiro comprando votos por aí. Nunca o povo ganha tanta dentadura, jabá, telha e vale-doença quanto nessa época. Que a campanha dure até a completa falência dos caridosos candidatos.

Direis que estou sendo ranzinza, direis que os vereadores são abnegados. Vejam só: não se concederam um dia sequer de folga, de descanso do guerreiro, após as estafantes eleições. Do corre-corre do 3 de outubro, estarão (garantem) no dia seguinte de volta às movimentadas sessões plenárias. Fiquem de tocaia lá pra ver se alguém vai aparecer. Eu cá estimo que o porre deles vai durar até o dia da nova posse.

Importante será que os Torquemadas do Ministério Público não exijam a volta dos "gazeteiros" ao trabalho. Desistam. É preferível que eles sejam proibidos de voltar. Para sempre. Podem impugnar essa turma toda, só quem vai sentir falta deles será o futuro prefeito, Dr. Mazoca, que perderá trinta e sete línguas para lamber o seu ferrão. Transformem a "Casa do Povo" em albergue para mendigos (a expressão-paradoxo "morador de rua" está banida deste blog). Favor dotar as cadeiras do plenário de latrinas.

Direis de novo, ecoando a justificativa da Casa, que não cabe apreciação judicial. Que se trata de assunto interna corporis. Data venia, amantíssimos vereadores, interna corporis o cacete! O assunto diz respeito a todos os semoventes desta cidade, sim. Porque a todos deve ser dado tratamento igual. Recesso pra todo mundo. Mães trabalhadoras devem receber dez dias de licença para cuidar do aniversário, batismo, crisma, bar-mitzvah (ou equivalente) do filho. Festa de quinze anos, dada a complexidade dos preparativos, garante um mês de licença. Véspera de sorteio da Mega-Sena acumulada (valor a ser regulamentado) vale recesso geral, devido às grandes filas e necessidade de séria reflexão sobre os números da fezinha. Trabalhadores obesos receberão vinte dias de recesso para tratamento em spas. Obesos mórbidos angariam quarenta dias, prorrogáveis. Da mesma forma, trabalhadores raquíticos receberão quinze dias para tratamento de engorda, em convênio a ser assinado com o McDonald's. Após, ganharão um mês de licença para tratamento do fígado ensebado.

Quimeras? Claro que sim. Vocês acham que esse pessoal legisla em alguma causa que não seja a própria? Azar o de quem que não se habilitou em levar uma telha sequer da canditatalha. Ainda há tempo, está mais fácil encontrá-los. Corram porque, mesmo de mãos abanando, em pleno domingo (dia sagrado dos Morgados) vocês serão obrigados a legitimar a farra deles. E vê-los desaparecer por mais quatro anos.