Image hosting by Photobucket

11 setembro, 2004

Pulhas
Por irmão Paulo


Foto do artista

Essa gente vermelha me enerva, em todos os significados do termo. Serafim, por exemplo, que tem nome, aspecto e DNA de dono de padaria deveria tomar vergonha na cara e ir vender baguetes no centro. Evidentemente, sem brio e dignidade como é, mesmo rejeitado inúmeras vezes pelo eleitorado, insiste em sua obsessão – cada vez mais personalista e individual – de ser Prefeito de Manaus. Mas, claro, Serafim tem a cabeça tão dura que nenhuma idéia é capaz de sair ou entrar nela e chama a isso personalidade. Eventualmente se cansa de andar de quatro e fica de pé, numa exibição que meus gatos faziam muito melhor. Pfiu!

Um colega seu quadrúpede, médico e petelho, combinação duplamente infeliz, Deputado Federal pelo Piauí (hahaha) cujo nome de guerra, como se dizia da alcunha pela qual eram conhecidas as prostitutas, é Nazareno Fonteles (foto) apresentou Proposta de Lei Complementar que estabelece o Limite Máximo de Consumo, valor máximo que cada pessoa física residente no País poderá utilizar, mensalmente, para custear sua vida e as de seus dependentes e a Poupança Solidária, denominação de uma conta especial de caderneta de poupança onde será depositada, mensalmente, a título de empréstimo compulsório, a parcela dos rendimentos recebidos por pessoas físicas, inclusive os que estejam sujeitos à tributação exclusiva na fonte ou definitiva, excedente ao Limite Máximo de Consumo. Trata-se do PLP n. 137/2004, à disposição de quem quiser conferir: http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=156281

Imagino o que essa turma faria se tivesse chance real de chegar ao Poder e exercê-lo de acordo com suas venetas. Dou de barato que voltaríamos correndo para as mãos do PFL ou coisa parecida, tipo PSDB, se bem que a essa escumalha talvez não interesse o Poder real. A tranqüilidade, em relação à proposta ao menos, é que sua relatoria, na Comissão de Finanças e Tributação foi entregue as mãos do deputado João Leão, do qual nunca ouvi falar mas que tem o mérito de ser liberal.

Para pulhas, como o Nazareno e o Serafim (que é do partido socialista), melhor é que continuem esvoaçando em torno dos centros de decisão, sem correr o risco de obter real possibilidade de decidir, para permanecerem vendendo sonhos, propondo demagogias inviáveis e prolongando a interminável punheta política na qual vivem e que, ao menos, deve assegurar-lhes uma maleta de dinheiro a cada biênio eleitoral.