Image hosting by Photobucket

13 setembro, 2004

O Efeito Borboleta
Por Fran Pacheco

Funciona assim, na minha variante: se você pisar numa borboleta, ela não polinizará uma planta, que deixará de gerar novas plantas, e assim sucessivamente, causando um desequilíbrio ecológico na região, até que centenas de anos depois o futuro terá sido alterado pela sola do seu sapato. Se eu tivesse pisado na borboleta certa a tempo, esta poderia ter sido a nossa História recente:

Em 1982, Gilberto Mestrinho é derrotado por apenas um voto para o governador eleito, Josué Filho, o "Magrão". O Boto Tucuxi, desiludido, exila-se na Europa e ajuda a fundar o Greenpeace. Amazonino Mendes, empresário obscuro, vai à falência. Eduardo Braga se forma engenheiro e vai para o Massachussets (repetindo, Massachussets) Institute of Technology (MIT), tornando-se um orgulho para o povo do Pará. Nunca se ouviu falar de Carlos Alberto De' Carli ou Gilberto Miranda. Provavelmente nem nasceram. Cordeiro é ajudante de servente de peão de obra. Alfredo Nascimento, nem isso. Zé Lopes & Mala Preta são uma modesta dupla mariachi.

Mas o caos que rege os sistemas não-determinísticos guarda suas surpresas.

Amazonino se dedica à labuta como advogado de "empresários colombianos", chegando meteoricamente a desembargador-corregedor. Torna-se evangélico, visando a uma vaga no Supremo, pois o novo presidente, Edir Macedo (eleito sob o slogan "nasce um otário a cada minuto") conseguiu através de sucessivas emendas às pregas constitucionais, prorrogar seu mandato até a sua morte ou falecimento, o que vier primeiro. O Imposto de Renda foi abolido, substituído pelo Dízimo. A República Teocrática Macediana da Botocúndia (novo nome de nossa terra brasilis), fundamentalista, proíbe o espiritismo, a umbanda, o Santo Daime e o carnaval (skindô, skindô vira grito de guerra dos heréticos revolucionários, comandados por D. Marcelo Rossi e Inri Christo). Primeiro presidente "negão" do Supremo Tribunal Federal, Amazonino, agora braço direito e eminência parda de Edir, é apontado pela imprensa (cujo único jornal é o Reformador) como seu sucessor. Edir adoece misteriosamente.

Graças a Deus eu não pisei naquela borboleta.