Image hosting by Photobucket

16 setembro, 2004

Aviso aos navegantes
Por irmão Paulo

O murismo brasileiro é tão filistino e desonesto quanto o politicamente correto, nascido na América. Sou do tempo em que se usava a palavra exata para designar cada coisa, ato ou pessoa. É o que faço. Certas verdades, no Brasil, não podem ser ditas, mas sigo dizendo.

Serafim é, na melhor das hipóteses que explique sua apatia, um lerdo. A tomar conselhos com São Jefferson Péres há de restaurar (bem apropriado o termo) as linhas de bonde, o cine Guarany, a iluminação à gás, trocar o nome do porto por trapiche e resgatar a grafia tradicional do nome da cidade, Manaos.

Ridículo, busca ligar-se à Lula, que é tão cretino quanto todos os políticos (em todos os significados), sem mencionar que Lula apóia outra. Lula, por sinal, vem ao Amazonas e saracoteia, aos abraços, com Eduardo Braga. Mas o Lula é assim mesmo: falso. Enquanto despista Braga por aqui, Ministro Himmler trama em Brasília a solução final.

O que deixa essa turma indignada (deixaria a mim também se me importasse), vestais da honestidade como se apresentam, é o fato de que Amazonino vai ser prefeito novamente e, muito provavelmente, prolongará o reinado do grupo em mais alguns anos. Politicamente Amazonino é um gênio. Mas avanço intelectual, como se sabe, não implica avanço moral. Pela moral, é o que acho, queimariam todos no mármore do inferno. Se inferno existisse.

Vanessa, inconsolável, aparece cada vez mais ao berros, como uma vaca indo pro brejo. Que é para onde caminha sua candidatura, habilmente sabotada pelo Arigó Nascimento, Michilis e Omar. O fato da coligação e da composição faz-me pensar que até ela pode estar a serviço do Amazonino. Mas, claro, isso sairia muito caro, mas fácil foi despachar a curriola já citada para comer por dentro o grupo vermelho.

Forçado, talvez, pela oscilação nas pesquisas ou pelas características peculiares de uma campanha municipal, Amazonino deixou o mundo das idéias e partiu para as propostas práticas: viadutos, creches, centro. Agradaríam-me os viadutos da paraíba e recife com a efigênio Sales, se fosse vivo evidentemente. Tentou ganhar a eleição sem se comprometer com nada mas não foi possível. Agora, compromete até o governador ao dizer que só conseguirá fazer se tiver ajuda do governo estadual.

São todos cretinos, razão pela qual acho que o anarquismo é a forma ideal de organização social, mas inviável. A nossa é, apenas, palatável e indigesta. Serafetes, danem-se.