Image hosting by Photobucket

29 agosto, 2004

Quem deu a ordem?
Por irmão Paulo

Coppola fez nos Poderosos chefões uma despedida do cinema johnfordiano, da narrativa, de – alguma – doçura na vida, em meio à pornografia e violência do cinema de hoje. Disse isso no Estadão em 1990 e continuo de acordo. Conseguiu mais, em termos sociológicos, transpôs vividamente para a tela a psique da máfia que, de resto, é a da política profissional.

A mal-sucedida tentativa de extermínio de Vito Corleone, por parte dos Tattaglia, destrava a ferocidade atávica do jovem Michelle ‘Al Pacino’ Corleone (escolhido para o papel depois das recusas sucessivas de Warren Beatty, Jack Nicholson e Dustin Hoffman) que se esforça para descobrir quem deu a ordem de morte e, insatisfeito com o troco, promove um extermínio generalizado. E os mágicos Coppola e Puzo nos fazem torcer pelo bandido. Ok, ok, Vito Corleone era, com licença, um mafioso bom e na história só há criminosos.

E quem deu a ordem de extermínio contra Eduardo Braga? Herr Dirceu, cevado em décadas de rancoroso silêncio, planejou cavilosamente a ação. Ministro Himmler executa com precisão. Por que tamanha ira? Por causa do apoio do Engenheiro ao Dr. Abelha. Parece pouco, crianças, mas não é. A eminência parda dos governos da Colméia tem sido o nefando Egberto Miranda Batista, sujeito educadíssimo que conheci em Bangladesh, o mesmo que descobriu Miriam Cordeiro, a enfermeira e ex-namorada do presidente, e revelou ao Brasil a existência da filha bastarda e de uma suposta sugestão de aborto por parte do pai. Implodiu a candidatura Lula e assegurou a eleição do cleptolunático Fernando Collor. Quem bate esquece, isto é muito natural. Mas quem leva uma dessas não consegue esquecer, não neste vale de lágrimas. Waaal, Eduardo entrou de gaiato nesse meio?

Mas fica a pergunta: quem deu a ordem? Waaal, é uma briga de galera. O Presidente da República deu a ordem, disso não resta dúvida. Os motivos acima declinados. Lula Pinguço se treme de raiva ao ouvir falar em Egberto Batista e, por tabela, de Amazonino. Mas não pode esquecer que Duda Mendonça ganhou a licitação da publicidade do Governo Federal em circunstâncias nebulosas, que a Marta e seu Franco-argentino (sinceramente não sei como é isso) andam fazendo fora do caco em São Paulo, que o envolvimento do PT com os Bicheiros é maior do que gosta ele de pensar e que,de mais a mais, Herr Dirceu soluça ao falar de Fidel. Pfiu!

Kamikaze, pode revelar-se a estratégia dos petelhos. A perseguição política é capaz de detonar uma onda de ceifamentos que atingirá a todos por aqui. O sapo barbudo tem, por igual, suas relações sub-reptícias e não é difícil descobrir. Eroniiildo, por igual segundo dizem, andou conseguindo umas obrinhas no governo estadual. Waaal, quero ver até onde isso vai. Já espirra sangue de um lado, mas é pouco. Lula, Dirceu e Bastos tornaram-se o que mais os abominava – o que não é novidade. Estado de Direito é algo que nunca existiu no Brasil. Pessoalmente não dou a mínima para o que aconteça a essa gente toda mas, waal, é foda constatar estamos nas mãos dela.