Image hosting by Photobucket

08 julho, 2004

Companheiro Herbert...
Por Fran Pacheco

... embora tu me odeies por eu ser burguês, ainda que pequeno, eu te tenho em certa consideração (ou comiseração?). Tanto que vou dispensar a ti o mesmo tratamento e espaço que dispenso aos teus "colegas" que também querem ser prefeito. É, companheiro, tu também é um deles. Eu não privilegio ninguém para receber meus petardos.

Até te invejo, companheiro. Tu, graças à aritmética eleitoral, terás três minutos e uns quebrados na Tv. Se eu quisesse anunciar o meu pequeno empreendimento fabril numa inserção de três minutos só na Globo, estaria ferrado. Tu poderás desancar todo mundo, companheiro, sem pressa. Terás um mês para isso, quem sabe de tão insistente até consiga expulsar o FMI (qual o parentesco da Anne Krüeger com a Erundina?). Eu toparia até que tu usasses uma camisa estampada com o telefone do meu empreendimento.

Invejo ainda mais o teu único candidato a vereador (aliás, a Irinéia sofreu defecção do Partido?). Façamos as contas: os 500 candidatos do cordão do Amazonino terão dezoito (favor me corrijam) minutos diários, o que dá em média dois segundos diários para cada um. Dois segundos mal dá pra falar o número do infeliz. Teu candidato terá magníficos três minutos diários (cento e oitenta segundos, noventa vezes mais), poderá até discorrer sobre uma tese de mestrado em capítulos. Poderá até, subliminarmente, fazer publicidade da minha fabriqueta: "contra a ALCA! Fora Lula traidor! Obrar com segurança, só com penicos bragança! Fora Alan Greenspan!" E o que é melhor, sem pressa...

Se tu não me odiasses, serias minha opção de protesto. Não contes comigo. Sinto muito se isso não te levar pro segundo turno.