Image hosting by Photobucket

20 julho, 2004

Aceita-se Apoio
Por Fran Pacheco

Voltando à Roma Antiga (uma fixação pedante de velho gymnasiano), foi Vespasiano, quando estava Imperador, quem mandou o filho Tito cheirar algumas moedas e perguntar: esse dinheiro fede? Não fedia. Pois a grana provinha das fezes. Precisamente de uma taxa pelo uso das latrinas romanas.  Pecunia non olet

(O espírito da coisa é esse, embora as carcomidas e putribundas notas de mil-réis guardadas em meu baú deveras cheirem mal.) 

Os bolcheviques transplantaram esse princípio do Direito Tributário para a Realpolitik. Apoio não fede. Pra eles serve qualquer coisa: socialistas, liberais, progessistas, conservadores, governistas, oposicionistas, papistas, sionistas, barnabés, dissidentes, onanistas, qualquer rebotalho de plantão. Até Omar Aziz  e Lino Chíxaro serviriam, porque "também vieram do movimento estudantil". Palavras de Eron. Nesse caso os veteranos do CCC (Comando de Caça aos Comunistas), do Mackeinze, também são oriundos da militância estudantil, portanto, bem-vindos. O próprio Amazonino, em priscas eras (antes de iniciar uma bem-sucedida trajetória empresarial) era tido como comuna. O Boto foi um perseguido da Ditadura. Todos bem-vindos.
 
(Apoio talvez não tenha cheiro, mas às vezes tem a verdejante côr da moeda forte.)
 
Como, na prática os líbero-trotskistas só conseguiram o apoio do Ministro Pereira, segue uma lista de sugestões de apoiamentos estratégicos a se costurar. Uma dica: mantenham Pereira longe das negociações.
  • Carrapeta - vulgo J. Aquino, será o Relações Públicas, pronto para partir para o ataque. Disputará com Sinésio o posto de mascote da coligação.
  • Nonato Oliveira - caso Carrapeta decline do convite.
  • Evandro Carreira - o inolvidável  inimigo nº 1 da Maldição da Rodela precisa ser tirado do ostracismo.
  • Eliseu Montarroyos - Ideal para cuidar da segurança dos comícios e grandes marchas.
  • José Dutra - Fez uma ponta na última campanha, decretando: Gilberto, teu tempo já passou. Aceita trabalho.
  • Palhaço Goiabada - Já que o Sarafa promete lançar o seu boneco, o Amazonino tem a abelhinha e propaganda política  ainda pode aliciar as crianças, nada como o mais cotado clown da cidade. 
  • Peteleco - Na impossibilidade de Goiabada conciliar sua agenda.
  • Fernando Bomfim - O homem certo para gerir o caixa da coligação e cuidar da guarda de documentos e fitas K7.

Quanto aos sonhados apoios internacionais, há problemas: Fidel Castro - Líder máximo das esquerdas da latinoamérica - perpretaria os comícios mais longos da história do Amazonas.  Bové, o Gaulês, estaria propenso a depredar o McDonald's da Djalma.

Estão descartadas as visitas de Stédile, a Louca e  Zé Rainha, o Condenado. A indústria de invasões na cidade já está bem desenvolvida.