Image hosting by Photobucket

19 janeiro, 2007

Flanando em Salvador
Por Wally Sailormoon

Photobucket - Video and Image Hosting

A gente luta, luta, luta, labuta, entretanto, O DIA DO LABOR é um estágio avançado de conjugação da Ética do Protestantismo – Sacco e Vanzetti que o digam – que resulta sem pé nem cabeça no País do Bicho-Preguiça, fundado pela Contra-Reforma e infenso ao Renascimento. Deixa o home vadiar, ora, pois, pois.

Qual o que, longe de mim ofender Portugal, tecnologia de ponta das grandes descobertas, a Escola de Sagres (A Nasa dos séculos XV e XVI), a promessa do Quinto Império, a grandeza utópica da volta de Dom Sebastião. Mesmo que seja disfarçado de torneiro mecânico, ninguém é tão exigente assim. Tristes trópicos.

Aqui desta província ultramarina na Baixada do Pelô, eu, estopim e dinamite, cultivador do eu mínimo, meu nome é todos e ninguém (onde andará o resto da turma?), prego um pinote na alimária e me mando para a Quinta do Tanque ainda a tempo de urubuservar o Padre Antônio Vieira, o imperador da Língua Portuguesa em pessoa, despejar um balde repleto de estalos e lábias e água benta em cima dos gentios lambuzados de urucum do bloco Apaches do Tororó.

Depois resolvo dar uma chegada na Rua da Cabeça a fim de palestrar com o esqueleto do meu amigo – poeta Pedro Militão Kilkerry – o homem dos olhos de raio X – e fico estupefacto e tartamudo pois encontro-o a descascar o muro magro defronte ao Anjo Azul.

Compro uma esfiha e caldo de cana gigante e guio meus passos para o Terreiro de Jesus, para mandar essas mal traçadas ao doce Fran Pacheco, mas á altura da Misericórdia sou barrado pelo picareta que atende pela alcunha de Boca de Brasa que me cospe seu tabuleiro inteiro de ditados e parlendas e anexins mas no final só gravei um único: “Em casa come baleia, na rua entoja manjares.”

Fujo dele que me escancara a cidade de sal como se fora Sodoma e Gomorra.

Sujo de suor, ócio, comércio de escravos, ufa!, que azáfama este dia me proporcionou. Que belo negócio foi elevar um presépio e um plano inclinado sobre esta colina.

Distam trinta dias ainda para a confusão do Entrudo. Eparrei!